Primeira etapa de obra na pista do aeroporto de Fortaleza é concluída

A Infraero finalizou nesta terça-feira (29/11) a primeira etapa da obra de recapeamento asfáltico da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE). Com a conclusão desta etapa, e tendo em vista o período da alta temporada, a pista será liberada a partir desta quarta-feira (30/11) até 1º/2/2012, quando as obras de recapeamento serão retomadas. Antes da conclusão dos trabalhos na parte central da pista, prevista para abril, haverá outra pausa nos trabalhos no período do Carnaval (17 a 27/2).

Os trabalhos de recapeamento tiveram início em outubro. Durante as obras, as operações de pouso e decolagem foram interrompidas no período das 5h às 11h da manhã, e os voos previstos para esta faixa foram remanejados para outros horários. Para garantir o bom funcionamento do aeroporto durante as obras, a Infraero implantou uma série de medidas, como o reforço do contingente de empregados no saguão para orientações aos passageiros e das equipes de inspeção. Todas as ações contaram com o acompanhamento do Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA).

De acordo com o superintendente de Fortaleza, Wellington Santos, a avaliação da primeira etapa dos trabalhos é positiva. “O resultado do recapeamento já nesta fase trará melhorias na infraestrutura do aeroporto, garantindo os níveis de conforto e segurança das operações”, afirmou.

Cronograma das obras

A primeira etapa dos serviços, de 16/10 a 29/11, compreendeu parte do recapeamento da parte central da pista. A segunda etapa, que dará continuidade aos trabalhos na área central, terá início em 1º/2 e conclusão prevista para abril. Com a finalização dos trabalhos desta fase, a pista do Aeroporto de Fortaleza retomará as operações no período da manhã. As duas últimas etapas compreendem o recapeamento das cabeceiras e a finalização do recapeamento da parte central, com previsão de conclusão das obras em setembro de 2012.

(Fonte: O texto acima é a transcrição literal daquele produzido pela Assessoria de Imprensa – Infraero, imprensa@infraero.gov.br, disponível em http://www.infraero.gov.br/index.php/br/imprensa/noticias/4619-2911–primeira-etapa-de-obra-na-pista-do-aeroporto-de-fortaleza-e-concluida.html) (Reprodução autorizada pela Assessoria de Imprensa da Infraero em Fortaleza/CE)

O consórcio construtor

As obras são de responsabilidade da Insttale Engenharia em consórcio com a Copa Engenharia. As consorciadas possuem larga experiência na execução de obras de recuperação de aeródromos.

As empresas consorciadas, em participações iguais, foram vencedoras da Concorrência Pública no 003/ADNE/SBFZ/2011, cujos serviços serão desenvolvidos durante 11 meses, incluídos os períodos de paralização em virtude da alta temporada.

Serão consumidas cerca de 31.850,00 toneladas de concreto asfáltico, tipo CBUQ (equivalentes a aproximadamente 13.000,00m3), executados 220.326,38m2 de pintura de ligação, além de serviços de fresagem de pavimento asfáltico a frio, aplicação de geogrelha de poliéster e sinalização horizontal.

Obra ecologicamente correta

A Insttale através do Projeto Asfalto 100% Reciclável é pioneira no recebimento, estocagem, tratamento e reciclagem de pavimento asfáltico demolido (PAD).

O PAD gerado pela obra de recapeamento asfáltico da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE), está sendo destinado à Insttale, onde recebe o tratamento adequado para ser reinserido no processo produtivo de produção de nova mistura asfálticas (exceto para aquelas destinadas ao sítio aeroportuário).

“O Projeto Asfalto 100% Reciclável começou de forma tímida, mas hoje representa a filosofia da Insttale Engenharia na preocupação com o meio ambiente, através do aproveitamento dos recursos minerais que anteriormente eram descartados de forma aleatória na natureza, comprometendo seu equilíbrio”, diz Thiciano Terceiro, engenheiro civil, representante da Insttale na obra. Terceiro completa: “Temos plena certeza que, em breve, a reciclagem de PAD será realidade no Brasil da mesma forma que é nos Estados Unidos e na Europa, onde 100% do pavimento demolido deve ser reciclado. Esperamos, inclusive, que um dia a mistura asfáltica contendo material reciclado possa ser utilizada em obras aeroportuárias”.

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